As turmas do 1.º ano reuniram em assembleia e depois de se constatar, através de um pequeno inquérito, alguma falta de informação acerca da recolha seletiva de lixo, assistiram a uma sessão de sensibilização onde foram reforçados os projetos da escola, no âmbito do Programa Eco-escolas.

Durante esta sessão foram reforçados os projetos: “O pilhão vai à escola”, “Reciclagem de Óleos Alimentares Usados” e foi-lhes apresentado o projeto “Guardiões do ambiente da EBJ”, este com o objetivo de sensibilizar para a utilização dos eco-pontos, supervisão da manutenção da limpeza dos recreios e recolha de eventuais lixos que aí se encontrem.

Ficaram também a conhecer uma parte da obra de Bordalo II, artista plástico português que utiliza lixo para construção de obras de arte.

Tiveram ainda oportunidade de perceberem que na Escola Básica de Joane há também o hábito de reaproveitar diversos materiais para trabalhos, identificando as garrafas que servem de vasos, espalhadas pelos postes da escola, os garrafões e pneus coloridos que servem de canteiros e se encontram em diversos espaços ajardinados, quadros feitos com reaproveitamento de botões, bonecas tridimensionais feitas com pasta de papel, entre outros.

No final, aplicaram os conhecimentos adquiridos através de um jogo interativo, e todos se comprometeram a manter a escola limpa e integrar a equipa dos Guardiões do ambiente da EBJ.

 

 

 

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS