O 4º Encontro do Projeto que teve lugar em Los Palácios y Villafranca, Sevilha, ente os dias 5 e 9 de novembro, contou com a presença da coordenadora do Projeto, uma professora acompanhante e de duas alunas que integram a equipa do projecto desde o seu  início.

Os parceiros portugueses integraram o grupo alargado de professores e alunos de Chipre, Espanha, Croácia, Finlândia, Sardenha, Sicília, Grécia e Eslovénia que vivenciaram e ficaram a conhecer os vários aspetos culturais e históricos da Região Andaluza.

A receção na Escola Andrés Bernáldez foi um momento memorável para todos que foram recebidos com o entusiasmo dos cravos vermelhos, oferecidos por alunas vestidas de flamenca e alunos trajados a condizer. Os visitantes foram ainda agraciados com uma coreografia executada por todos os alunos e professores.

O Flamenco marcou presença, a gastronomia confecionada pelas mães adoçou o palato dos presentes e os icónicos leques elaborados por alunos foram oferecidos a todos os visitantes.

Para além das reuniões do projeto, onde se definiu o futuro das atividades previstas, todos tiveram a oportunidade de vivenciar o quotidiano da escola, de integrar grupos turma em diversas situações e desenvolver várias atividades que deram a conhecer os respetivos países de origem.

A Equipa Portuguesa apresentou, com imenso sucesso, uma atividade que teve como base a lenda do Galo de Barcelos, ícone conhecido da maioria dos presentes. Houve oportunidade para conhecer e interagir em diversas línguas, sendo que predominaram o espanhol e inglês.

Da visita aos locais incontornáveis de Sevilha, destaca-se a oportunidade única de visitar o interior do edifício da Praça de Espanha e apreciar a vista da sua grande varanda, de subir à Torre da Giralda da imensa Catedral e passear pelas ruas típicas da cidade andaluza.

Em Jerez de La Frontera todos tiveram oportunidade de apreciar uma das maiores tradições da Andaluzia - como Bailam os Cavalos Andaluzes - e em Cádiz molharam-se os pés na praia, passeou-se pela marginal a caminho do centro histórico, da catedral e do Teatro.

No rescaldo de uma semana inesquecível pela simpatia e oportunidades vividas ficam, também, as saudades das alunas do horário escolar, do tempo passado com as famílias que as acolheram de braços abertos e das amizades que fizeram.

Viveu-se, mais uma vez, o espírito Erasmus+!

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS