SIDA é a sigla da doença conhecida por Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, que consiste numa doença causada pelo vírus chamado VIH (Vírus da Imunodeficiência Adquirida), o qual ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunitário, sendo este último o sistema do organismo responsável pela proteção contra bactérias e vírus.

Assim, este vírus ao destruir as células de defesa do organismo, deixa as pessoas sensíveis às doenças oportunistas, como a tuberculose, a pneumonia e o cancro.

Esta doença, tornou-se um quebra cabeças, nos anos 80 e, apesar de nos dias atuais, ainda não ter cura, já existem medicamentos que permitem que a infeção evolua mais lentamente.

Não obstante, esta infeção foi, no ano passado, responsável pela morte de mais de 1 milhão de pessoas!

Desta forma, no sentido de evitar as consequências da infeção, o melhor é prevenir as mesmas, pelo que, para o efeito, devem ser bloqueadas as vias de transmissão: a sanguínea, a sexual e a vertical, de mãe para filho, recorrendo ao uso do preservativo, de seringas descartáveis, não partilha de objetos pessoais e do acompanhamento médico na gravidez.

A comemoração do dia temático visa formar e educar a população para os perigos da doença e dota-la de comportamentos preventivos. Neste sentido, o nosso Agrupamento, de 29 de novembro a 05 de dezembro, está a realizar um conjunto de atividades, nomeadamente, a visualização de um vídeo, elaborado pelo CPTAS, seguida de reflexão e produção de slogans/desenhos/textos, que servirão para ornamentar árvores de natal e/ou expor em placard, tornando os espaços comuns escolares mais atrativos, além de promover a literacia sobre a doença.

E… não se esqueçam: a prevenção é a melhor solução! 

 

 

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS