O dia 17 de setembro foi um dia inesquecível para as vinte e duas crianças que ingressaram no primeiro ano de escolaridade, na Escola Básica de Pousada de Saramagos. 

Logo pela manhã, os pupilos acompanhados pelos seus pais chegaram com um sorriso enigmático no rosto, na expetativa do que iriam encontrar. 

Os professores receberam-nos em festa, com balões e muita alegria e o natural nervosismo, próprio da mudança de um local conhecido, como foi o Jardim de Infância, para a escola do 1º Ciclo, logo se dissipou. Os sorrisos abriram-se, as mãos desprenderam-se e confiantes entraram na sala de aula, local, que, a partir daquele dia, será o de muitas aprendizagens e de experiências. Eis que chegou a hora dos pais confiarem os seus filhos à professora e despedirem-se felizes por verem os seus rebentos encetarem uma etapa muito importante das suas vidas.

O dia continuou em festa com as bênçãos dos mais velhos, os alunos do 4º ano, que desempenharam o papel de padrinhos, com muita responsabilidade, e comprometeram-se a cuidar dos afilhados, ao longo do ano letivo. Não faltaram as brincadeiras e o reconhecimento dos diferentes espaços da escola, que será a “casa” do conhecimento, dos amigos, das alegrias e, como não pode deixar de ser, de algumas pinturas arroxeadas na pele clara dos nossos pequenotes. Acima de tudo, será o local do crescimento saudável da alma e da mente. No final, receberam uma pequena lembrança e entusiasmados se despediram, na certeza, porém, de voltarem no dia seguinte, já com mais segurança e menos receios.

Foi uma manhã vivida com muitas emoções que, certamente, ficará na memória de todos! Sejam bem-vindos!!

 

Apresentação do AEPBS

Escola Saudável - nível intermédio