No dia 10 de Julho pelas 8h30, a associação de pais em colaboração com os professores e assistentes operacionais, rumaram com os meninos das escolas de Vermoim (Escola de Agra-Maior e Escola da Estalagem) em direção à Lourinhã, mais precisamente ao Dino Parque. Embarcaram, sem dúvida, numa viagem no tempo com mais de 300 milhões de anos.

O Dino Parque é a maior exposição Ibérica de fósseis de dinossauro do Jurássico Superior. No parque encontramos cerca de 120 modelos de dinossauro em tamanho real e um espaço museológico com um fascinante património paleontológico, que todos tivemos a oportunidade de apreciar. Neste local funciona também um laboratório onde uma vasta equipa de paleontólogos desenvolve o seu trabalho, quer na pesquisa de novos fósseis quer na preservação dos fósseis já encontrados. Tudo isto pôde ser testemunhado pelos nossos meninos em tempo real, despertando neles um enorme interesse pelo trabalho que ali desenvolviam.

Depois da visita ao parque, ao museu e a observação do trabalho em laboratório, os alunos partiram para a parte prática desta visita, que consistiu na realização de duas atividades. Na primeira, os alunos foram convidados a fazer modelagem em barro, onde o tema seria livre mas tendo sempre em conta a visita que efetuaram anteriormente. Na segunda atividade, os alunos deram asas ao paleontólogo que havia neles, e partiram para uma procura ao tesouro onde numa enorme caixa de areia teriam que encontrar dentes de dinossauro e pedras semipreciosas.

Para terem energia para um dia com tanta aventura, todos os alunos realizaram, já dentro do parque, um piquenique onde tinham como vizinhos os nossos tão conhecidos Tiranossauros Rex, o Velociraptor, entre outras criaturas que alimentam a nossa imaginação quando fazemos uma viagem no tempo como esta.

Foi sem dúvida um dia de muita aventura e felicidade, espelhada nos olhos de cada um dos participantes!

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS