Serviços

Serviços Especializados de Apoio Educativo

Os Serviços Especializados de Apoio Educativo (SEA) têm como objetivo assegurar a plena integração dos alunos nos aspetos psicopedagógicos e socioeducativos através da articulação com os diversos departamentos, conselhos de turma, órgãos de gestão e administração, com as famílias e os diferentes recursos da comunidade.

Toda a informação resultante da intervenção técnica e educativa está sujeita aos limites constitucionais e legais, em especial os relativos à reserva da intimidade da vida privada e familiar e ao tratamento automatizado, conexão, transmissão, utilização e proteção de dados pessoais, sendo garantida a sua confidencialidade.
 

Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)

Os SPO são constituídos por uma psicóloga. Os mesmos intervêm junto da comunidade escolar tal como está definido pelo Despacho nº 9022/99 (2ª série) de 6 de maio, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado, estando sediados na escola secundária. Os serviços desenvolvem a sua ação nos domínios do apoio psicopedagógico a alunos e professores, do apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolar e da orientação escolar e profissional.
 

Núcleo da Educação Especial

O Departamento de Educação Especial é constituído por dez professores e tem por objetivos a inclusão educativa e social, o acesso e o sucesso educativo, a autonomia, a estabilidade emocional, bem como a promoção da igualdade de oportunidades, a preparação para o prosseguimento de estudos ou para uma adequada preparação para a vida profissional e para uma transição da escola para o emprego das crianças e dos jovens com necessidades educativas especiais. É ainda promovida a criação de condições para a adequação do processo educativo às necessidades educativas especiais dos alunos com limitações significativas ao nível da atividade e da participação num ou vários domínios de vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais, de caráter permanente, resultando em dificuldades continuadas ao nível da comunicação, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e da participação social.