O nosso agrupamento situa-se na vila de Joane, pertence ao Concelho de V. N. de Famalicão, Distrito de Braga e é uma das mais jovens vilas de Portugal e do Minho. Em forte expansão, beneficia de uma boa localização geográfica, já que se situa no meio de uma importante ligação rodoviária que a coloca no itinerário principal de duas grandes cidades: Guimarães e V. N. de Famalicão. Além disso, pertence a um dos mais poderosos concelhos do Vale do Ave e um dos dez primeiros do País quanto à contribuição para o Produto Interno Bruto.

Isto deve-se ao facto da região onde esta Vila se situa ser antes de mais um importante parque industrial onde mais de oitenta por cento da produção é têxtil, havendo também fábricas de calçado e de acessórios para a indústria automóvel. Em virtude da sua situação geográfica privilegiada, a Vila de Joane é ainda uma zona de grande actividade comercial.

Apesar de se situar num extenso e fértil vale, a actividade agrícola, embora continue a praticar-se, é de pequena dimensão e ocupa cada vez menos trabalhadores. Esta é vista como subsidiária do trabalho efectivo na indústria e no comércio.

Apresentação do AEPBS