No passado dia 4 de novembro, das 10 horas às 12 horas, realizou-se no anfiteatro da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, a atividade sobre Cinema: “Curtas de Animação”, desenvolvida pelos grupos disciplinares de Filosofia, Educação Moral Religiosa e Católica e História, no âmbito da Comemoração do 33º Aniversário da escola.

Dado que o cinema de animação não é “coisa para crianças”, e é algo bastante complexo e profundo, cujos temas vão desde situações banais do quotidiano a aventuras épicas ou romances arrebatores. A estética da animação remete-nos para a memória da infância, para uma magia que, nos envolve e nos tira os pés do chão, nos ensina sem esforço, nos espanta, nos comove, nos faz rir e chorar. Assim, a pequena compilação de curtas-metragens teve como objetivo replicar a magia do cinema e despoletar emoções que são de cada um e por esse motivo são únicas, visto que “naquilo que vemos, pomos aquilo que somos”.

Animação significa "dar vida" a objetos estáticos, neste sentido foi proposto às dezenas de alunos que visualizaram as “Curtas de Animação”, que “dessem vida ao seu pensamento” e traduzissem numa frase os sentimentos que estas lhes sugeriram.

Apresentação do AEPBS