A tarde de 4 de novembro, Dia do Agrupamento, foi consagrada à comemoração oficial do 33.º aniversário da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado (ESPBS).

A respetiva Sessão Solene iniciou-se com um momento de performance poética apresentado por alunos da Oficina de Leituras Encenadas (OLE – grupo da Escola Básica Bernardino Machado), sendo que os convidados foram devidamente acolhidos com glamour francês, instalação protagonizada por alunos do recente projeto Francês Iniciação (5.º ano de escolaridade).

A completa apresentação diacrónica dos 33 anos de funcionamento da ESPBS coube à professora Rosa Gomes, Presidente do Conselho Geral, tendo de seguida intervindo o professor José Alfredo Mendes, Diretor do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado, que realçou a qualidade e a excelência da educação e do ensino que a ESPBS sempre soube apresentar, o que é um facto bem conhecido e reconhecido pela comunidade local. Destacou ainda o contributo dado para a promoção da escolarização de nível secundário de muitos jovens que singraram e se evidenciaram pelo sucesso no ensino superior e no âmbito profissional.

Na sequência da valorização do mérito, evidenciado em atividades e concursos de promoção linguística e literária, em termos de escrita e de leitura (Desafios em Português, concursos do Plano Nacional de Leitura e Olimpíadas de Francês), os respetivos professores responsáveis - Manuel Seixas, Rosário Seixas, Fátima Pires, Isabel Pitta, Carmo Machado, Helena Guimarães e Belém Peixoto - procederam à entrega dos diplomas e prémios aos alunos vencedores.

É de sublinhar a intervenção que se seguiu, do Dr. Paulo Cunha, Presidente do Município de Vila Nova de Famalicão que enfatizou a excelente qualidade do AEPBS/ESPBS, expressa nos bons resultados escolares que a tem caraterizado ao longo do tempo e, em particular, nestes últimos anos.

Em jeito de ilustração dos reiterados discursos laudatórios, o bem‑sucedido ex‑aluno da ESPBS, Ivo Almeida, Tenente Engenheiro Aeronáutico e Aerospacial, fez questão de intervir, testemunhando a importância decisiva do seu percurso na ESPBS para a sua carreira atual.

Foi neste caloroso ambiente de reconhecimento do excelente trabalho e desempenho protagonizados pelos alunos, professores e demais pessoal não docente que ocorreu a apresentação de 5 Projetos do AEPBS, direcionados aos alunos do Ensino Básico e Ensino Secundário e apresentados pelos seus dinamizadores, que, com esta apresentação, tiveram a oportunidade de dar conhecimento do trabalho desenvolvido naqueles projetos emblemáticos à comunidade educativa e entidades ali presentes. Foram explanados os projetos de Filosofia para Crianças, pela professora Anabela Lopes, de Ciências Experimentais, pela professora Isabel Almeida, de Oficina das Leituras Encenadas Júnior, pela professora Helena Guimarães, da Secção Europeia de Língua Francesa, pela professora Belém Peixoto, e da Investigação e Ciência, pelos professores André Pereira e Emília Afonso.

De seguida e após intervenções performativas na área da dança, da responsabilidade das Danças Urbanas (Desporto Escolar), procedeu-se à entrega dos Diplomas de Excelência e à entrega de uma peça em acrílico alusiva a esta distinção, aos alunos do 4.º ano, do 2.º e 3.º Ciclos e do Ensino Secundário, que foram acompanhados pelos respetivos Professores titulares e Diretores de Turma, num gesto demonstrativo de que as relações estreitas entre alunos e professores perduram no tempo e marcam indelevelmente o trajeto existencial dos mesmos, pela positiva.

Por fim, foram entregues pelos professores responsáveis as medalhas aos alunos que se destacaram nas atividades do Projeto do Desporto Escolar, em particular nas Danças Urbanas, no Futsal Feminino Juvenil e na Natação.

Esta sessão oficial terminou com um aprazível, alegre e informal convívio, que contou com a presença de alunos, pais, professores e demais pessoal não docente, o que possibilitou um final de dia harmonioso e saudável, demonstrativo do espírito que une efetiva e afetivamente esta comunidade educativa.

 

Apresentação do AEPBS