A tarde de 4 de novembro, Dia do Agrupamento, foi consagrada à comemoração oficial do 33.º aniversário da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado (ESPBS).

A respetiva Sessão Solene iniciou-se com um momento de performance poética apresentado por alunos da Oficina de Leituras Encenadas (OLE – grupo da Escola Básica Bernardino Machado), sendo que os convidados foram devidamente acolhidos com glamour francês, instalação protagonizada por alunos do recente projeto Francês Iniciação (5.º ano de escolaridade).

A completa apresentação diacrónica dos 33 anos de funcionamento da ESPBS coube à professora Rosa Gomes, Presidente do Conselho Geral, tendo de seguida intervindo o professor José Alfredo Mendes, Diretor do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado, que realçou a qualidade e a excelência da educação e do ensino que a ESPBS sempre soube apresentar, o que é um facto bem conhecido e reconhecido pela comunidade local. Destacou ainda o contributo dado para a promoção da escolarização de nível secundário de muitos jovens que singraram e se evidenciaram pelo sucesso no ensino superior e no âmbito profissional.

Na sequência da valorização do mérito, evidenciado em atividades e concursos de promoção linguística e literária, em termos de escrita e de leitura (Desafios em Português, concursos do Plano Nacional de Leitura e Olimpíadas de Francês), os respetivos professores responsáveis - Manuel Seixas, Rosário Seixas, Fátima Pires, Isabel Pitta, Carmo Machado, Helena Guimarães e Belém Peixoto - procederam à entrega dos diplomas e prémios aos alunos vencedores.

É de sublinhar a intervenção que se seguiu, do Dr. Paulo Cunha, Presidente do Município de Vila Nova de Famalicão que enfatizou a excelente qualidade do AEPBS/ESPBS, expressa nos bons resultados escolares que a tem caraterizado ao longo do tempo e, em particular, nestes últimos anos.

Em jeito de ilustração dos reiterados discursos laudatórios, o bem‑sucedido ex‑aluno da ESPBS, Ivo Almeida, Tenente Engenheiro Aeronáutico e Aerospacial, fez questão de intervir, testemunhando a importância decisiva do seu percurso na ESPBS para a sua carreira atual.

Foi neste caloroso ambiente de reconhecimento do excelente trabalho e desempenho protagonizados pelos alunos, professores e demais pessoal não docente que ocorreu a apresentação de 5 Projetos do AEPBS, direcionados aos alunos do Ensino Básico e Ensino Secundário e apresentados pelos seus dinamizadores, que, com esta apresentação, tiveram a oportunidade de dar conhecimento do trabalho desenvolvido naqueles projetos emblemáticos à comunidade educativa e entidades ali presentes. Foram explanados os projetos de Filosofia para Crianças, pela professora Anabela Lopes, de Ciências Experimentais, pela professora Isabel Almeida, de Oficina das Leituras Encenadas Júnior, pela professora Helena Guimarães, da Secção Europeia de Língua Francesa, pela professora Belém Peixoto, e da Investigação e Ciência, pelos professores André Pereira e Emília Afonso.

De seguida e após intervenções performativas na área da dança, da responsabilidade das Danças Urbanas (Desporto Escolar), procedeu-se à entrega dos Diplomas de Excelência e à entrega de uma peça em acrílico alusiva a esta distinção, aos alunos do 4.º ano, do 2.º e 3.º Ciclos e do Ensino Secundário, que foram acompanhados pelos respetivos Professores titulares e Diretores de Turma, num gesto demonstrativo de que as relações estreitas entre alunos e professores perduram no tempo e marcam indelevelmente o trajeto existencial dos mesmos, pela positiva.

Por fim, foram entregues pelos professores responsáveis as medalhas aos alunos que se destacaram nas atividades do Projeto do Desporto Escolar, em particular nas Danças Urbanas, no Futsal Feminino Juvenil e na Natação.

Esta sessão oficial terminou com um aprazível, alegre e informal convívio, que contou com a presença de alunos, pais, professores e demais pessoal não docente, o que possibilitou um final de dia harmonioso e saudável, demonstrativo do espírito que une efetiva e afetivamente esta comunidade educativa.

 

No âmbito das comemorações do Dia do Agrupamento, que teve lugar no passado dia 4 de novembro, realizou-se a atividade “Piqueniques de Outono”. Cada turma organizou um piquenique com a colaboração de todos os alunos, bem como com a participação ativa de alguns encarregados de educação, tendo para o efeito personalizado e decorado um espaço onde apresentaram uma refeição à comunidade.

Um júri constituído pelos professores dinamizadores da atividade encarregou-se de premiar o melhor “Piquenique de outono”, avaliando a originalidade e a qualidade da alimentação apresentada. No final da visita às turmas participantes o júri deliberou distinguir a turma do 7ºB, atribuindo-lhe o 1º lugar no concurso, com 20 pontos, seguido do 7ºA, 2ºL e 2ªN, todas com 18 pontos.

Felicita-se a turma do 7º B pelo entusiamo e trabalho desenvolvido, bem como todos os alunos, professores e pais e encarregados de educação que participaram com entusiasmo, dedicação e espírito de colaboração e entreajuda nesta “saudável” atividade.

No passado dia 4 de Novembro, comemorou-se o Dia do Agrupamento no AEPBS, sendo proposto aos departamentos/clubes/turmas a realização de atividades para a dinamização dos espaços das várias escolas.

O Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (CPTAS) e o Clube de Voluntariado, promovendo uma vez mais atividades com âmbito social, realizou uma feira das colheitas com produtos hortícolas oferecidos pelas famílias dos alunos, professores e funcionários; a venda de bolos, compotas e marmelada confecionados pelas alunas; e ainda pizas saudáveis e waffles. Lembrando o Outono, foram assadas castanhas e os Séniores da Casa de Giestais foram convidados para a festa do Agrupamento participando em jogos e danças tradicionais promovidos pelos alunos. E ainda fomos acarinhados com a presença de ex-alunas do CPTAS que animaram as atividades com a música imanada da concertina. E como seria espectável também se procedeu a rastreios e massagens à comunidade educativa.

No final, o balanço foi bastante positivo, permitindo assim que a comunidade escolar conheça um pouco mais do Projeto Cumplicidades – Voluntariado Intergeracional e que sintam que são parte do mesmo, desejo este partilhado pelos alunos e professores que promovem o Projeto e o Clube de Voluntariado. Todos os donativos angariados através da venda de produtos neste dia serão direcionados para ações de voluntariado a desenvolver pelos alunos ao longo do ano letivo.

Obrigado a todos!

Assinalou-se no passado dia 4 de novembro o Dia do Agrupamento através de um conjunto de atividades que envolveram toda a comunidade educativa

Assim, durante o período da manhã, alunos, pessoal docente e não docente da ESPBS e da EBBM participaram num conjunto de atividades, intituladas o AEPBS EM MOVIMENTO. Foi um momento de aprendizagem, convívio e diversão, onde os participantes puseram à prova os seus conhecimentos, a sua criatividade e as suas capacidades físicas, vocais, entre outras, através da realização das várias atividades planeadas pelos diferentes grupos disciplinares, Biblioteca Escolar “Casa de Camilo”, projetos e clubes existentes neste Agrupamento.

A encerrar uma manhã intensa de iniciativas que envolveram com entusiamo todos os alunos, realizou-se a atividade “Piqueniques de outono”. Cada turma organizou um piquenique com a colaboração de todos os alunos, bem como com a participação ativa de alguns encarregados de educação, tendo para o efeito personalizado e decorado um espaço onde apre sentaram uma refeição à comunidade. Puderam assim apreciar e degustar uma saudável e apetitosa refeição.

A julgar pelo entusiasmo, espírito de entreajuda, partilha e alegria com que todos participaram nas atividades propostas, concluiu-se que este dia foi de encontro às espectativas dos alunos e ficará certamente marcado para sempre nas suas memórias. Para mais informações acerca deste dia convidamos todos a visitar a nossa página na internet: http://w.aepbs.net

O Curso Profissional de Técnico de Comércio e o Curso de Educação e Formação de Operador de Distribuição, participaram ativamente nas comemorações do Dia do Agrupamento através da confeção e venda de crepes, bolos e sumos, venda de pulseiras e da dinamização de um concurso denominado “veste o manequim”, em que as equipas concorrentes tinham que vestir um manequim no mais curto espaço de tempo possível e de forma adequada.

A atividade cativou o interesse e a participação da comunidade escolar, tendo sido apreciada muito favoravelmente por todos os que se deslocaram ao refeitório, onde a mesma decorreu.

Para além de permitir colocar em prática as competências adquiridas na formação em sala, a atividade proporcionou também o desenvolvimento de competências transversais como o trabalho em equipa, organização e gestão do tempo e o relacionamento interpessoal.

Serviu também para estimular os valores da solidariedade e da partilha uma vez que a receita angariada reverterá para uma família carenciada.

No passado dia 4 de novembro, das 10 horas às 12 horas, realizou-se no anfiteatro da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, a atividade sobre Cinema: “Curtas de Animação”, desenvolvida pelos grupos disciplinares de Filosofia, Educação Moral Religiosa e Católica e História, no âmbito da Comemoração do 33º Aniversário da escola.

Dado que o cinema de animação não é “coisa para crianças”, e é algo bastante complexo e profundo, cujos temas vão desde situações banais do quotidiano a aventuras épicas ou romances arrebatores. A estética da animação remete-nos para a memória da infância, para uma magia que, nos envolve e nos tira os pés do chão, nos ensina sem esforço, nos espanta, nos comove, nos faz rir e chorar. Assim, a pequena compilação de curtas-metragens teve como objetivo replicar a magia do cinema e despoletar emoções que são de cada um e por esse motivo são únicas, visto que “naquilo que vemos, pomos aquilo que somos”.

Animação significa "dar vida" a objetos estáticos, neste sentido foi proposto às dezenas de alunos que visualizaram as “Curtas de Animação”, que “dessem vida ao seu pensamento” e traduzissem numa frase os sentimentos que estas lhes sugeriram.

Apresentação do AEPBS